sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Diferenças entre Site e Blog.

Qual a diferença entre um Site e um Blog?

Uma dúvida muito comum para maioria das pessoas é "Qual a diferença entre um blog e um site?"
Tecnicamente, os dois são similares, pois são compostos de páginas HTML e são acessados através de um endereço de internet.

O que diferencia um blog de um site é a maneira pela qual o conteúdo é gerenciado e a interação com o público alvo. Para facilitar o entendimento, vamos fazer algumas analogias:

O site é como uma apresentação corporativa da empresa, portanto é mais formal do que um blog.
O blog é como um amigo que entende muito sobre um assunto e gosta de compartilhar dicas com seus amigos, portanto é mais informal do que um site e quem gerencia um blog em geral possuem autonomia total para publicar suas opiniões.

Neste artigo vamos comparar algumas diferenças fundamentais entre blogs e sites para entender como utilizá-los da forma adequada para sua empresa.


Diferenças entre Site e Blog.

A tabela abaixo ilustra as principais diferenças entre sites e blogs. Lembramos que, atualmente, muitos sites são atualizados com frequência.

SITE x BLOG

SITE
BLOG
 
Objetivo
Informar produtos/serviços da empresa e potencializar negócios.
Informar e interagir com clientes e pessoas interessadas no tema do blog.
Estrutura
Navegação mais rígida e formal. Possui uma Home Page (Cartão de Visita) para destacar as principais áreas do site.
Navegação muito simples com posts (Inserções) ordenados por data e classificados por categorias.
Conteúdo
Mais formal e com fluxo de aprovação mais rígido. Atualizado com pouca freqüência.
Mais informal e focado em um tema específico. Atualizado com grande freqüência.
Quem gerencia
Área de marketing. Muitos são estáticos e dependem de produtoras web para ter seu conteúdo alterado.
Em geral, uma ou mais pessoas especializadas no tema com total autonomia de publicação.
Interação com o público
A interação com o site em geral são através de formulários de contato, e-mails, e quando muito com atendimento via chat.
Os comentários são a grande característica dos blogs. Os visitantes podem comentar os posts e dar opiniões, seja contra ou a favor do conteúdo.
Divulgação
Divulgação oficial da empresa. O site também é encontrado no Google, mas em geral tem menos apelo "viral".
O blog tem visitas com origem no site principal, mas muitas delas são de visitantes freqüentes e, muitas vezes, do Google. O Google gosta de conteúdo freqüente, portanto os blogs são muito encontrados nas buscas. Muitos blogs são promovidos de forma "viral".
Facilidade para desenvolvimento
Mais complicado, pois envolve a participação de muitas pessoas. Em geral, é desenvolvido por agências digitais. Trabalho profissional.
Seu conteúdo poderá ser inserido ou alterado pela agência ou diretamente pelo usuário final (auto-administráveis).
É possível criar um blog em minutos usando plataformas gratuitas de blogs como http://wordpress.com ou http://www.blogspot.com. O WordPress também pode ser instalado FACILMENTE no seu domínio (http://br.wordpress.o


Site
-É o modelo tradicional de páginas web.
-Normalmente tem a home page, um ponto inicial para outras páginas.
-A comunicação com o leitor normalmente é feita via email.
-Necessita-se de conhecimento mínimo em HTML.
-A definição de conteúdo é trabalhosa, pois os clientes entendem que o site é algo muito formal. Em muitos casos definir textos para sites, por exemplo, é muito trabalhoso.
-A atualização é feita em períodos longos.
-Muitos sites parecem a CNN ou a BBC pelo grau de formalidade que tem.

Blog
-Expressa a opinião do autor apenas, Não é uma CNN!
-O conteúdo pode ser discutido (comentários), às vezes classificado. (por motivos particulares decidi não abrir meu blog para comentários).
-A atualização é constante e em muitos casos diário (tenho um blog que foge desta regra, o http://www.evangelizacao.blog.br/ pois o seu conteúdo não muda e por isto cada post que é feito ali não perderá seu valor com o passar do tempo).
-A linguagem adotada é mais light e menos formal.
-O modelo estrutural também é diferente, no blog temos várias páginas empilhadas, podendo navegar entre elas sem precisar ficar voltando.
-Completando o item anterior, no site o modelo de navegação e vai e volta, no blog e próximo, próximo, etc.
-O conteúdo pode ser classificado por categoria, data ou tags.
-Cada página ou assunto é chamado de "post" de postar.
-Geralmente tem um foco muito bem definido, tem blogs sobre esportes, tecnologia, saúde, política, etc.
-O autor do blog normalmente é identificado e conhecido, tornando mais humano a relação autor e leitor.
-Não precisa de conhecimento de tecnologia para criar um blog, qualquer pessoa pode criar um com alguma facilidade, apesar de algumas situações requerem certo grau de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário